quinta-feira, 1 de dezembro de 2016

BAIRRO DE INGLATERRA - DE CEM ANOS DE HISTÓRIA







BAIRRO DE INGLATERRA 

      CEM ANOS DE HISTÓRIA
 
Há cem anos, pelo Edital municipal de 29 de Agosto de 1916, nasceu o Bairro de Inglaterra no que antes era designado como Bairro Brás Simões, traduzido em topónimos todos relacionados com a Inglaterra, a saber: a Rua Cidade de Cardiff, a Rua Cidade de Liverpool, a Rua Cidade de Manchester, a Rua Newton e a Rua Poeta Milton.
O Edital saiu em resultado da aprovação da proposta em sessão de Câmara de 17 de Agosto de 1916.
Recorde-se que em Fevereiro de 1916 a Inglaterra, país aliado de Portugal desde o casamento de D. João I com D. Filipa de Lencastre, pediu ao nosso país que fizesse o apresamento de todos os navios alemães que estavam ancorados na costa portuguesa e assim feito a Alemanha respondeu com declaração oficial de guerra a Portugal em 9 de Março de 1916, não obstante os combates entre Portugal e a Alemanha em terras africanas já ocorrerem desde Setembro de 1914, tanto na fronteira sul de Angola como na fronteira norte de Moçambique.
O Bairro de Inglaterra nas encostas nascentes de Monte Agudo e colinas da Penha de França tomou o espaço do Bairro de Brás Simões, de José Brás Simões de Sousa um grande comerciante de Lisboa e proprietário destas terras que em 13 de Outubro de 1913 entregou os seus arruamentos particulares à Câmara Municipal de Lisboa. O antigo nome do bairro derivava do nome do seu proprietário, e os topónimos das artérias referem-se a familiares do mesmo, como já antes acontecera no Bairro Andrade e era costume na época.
Antes, por volta do século XVI e até ao século XIX, eram prados onde ovelhas apascentavam e lugar de pequenos moinhos. Só a partir de finais do século XIX é que nesta zona se construiu primeiro o Bairro Andrade e depois, o Bairro Brás Simões que se tornaria o Bairro de Inglaterra em 1916, sendo a mudança do nome do bairro um efeito da I Grande Guerra e das alianças que Portugal firmou nesse contexto.
(da Toponímia da Cidade de Lisboa - Câmara Municipal Lisboa)

 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário